Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cinco Respostas para Pele Oleosa

1. Por que a oleosidade piora no verão?
A produção de sebo é uma resposta do organismo contra os danos da radiação solar, pois ele atua como fotoprotetor leve e além disso impede a evaporação de água da pele (que é mais intensa no verão), mantendo-a íntegra, saudável e hidratada. Todo mundo possui glândulas sebáceas sob a pele, mas o tamanho delas e a quantidade de sebo que elas produzem são determinadas geneticamente. As áreas do rosto que mais sofrem com a oleosidade são aquelas da chamada “Zona T”, que compreendem a testa, nariz e queixo, pois são as áreas onde há maior concentração das glândulas sebáceas.

2. Esfoliar o rosto faz bem?
A esfoliação ajuda a melhorar a textura da pele, deixando-a mais uniforme e lisinha. Só que este ritual não deixa de ser um tipo de agressão a pele, o que leva a produzir mais sebo para recuperar essa barreira de proteção que foi perdida. Por isso, ao contrário do que se pensa, as pessoas com pele oleosa devem esfoliar o rosto no máximo uma vez por semana e com produtos menos abrasivos, para não aumentar a oleosidade da pele. Dê preferência àqueles com grânulos maiores e bem redondos, como os de polietileno (e não os naturais) e em menor concentração.

3. Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda?
Muito pelo contrário! Exagerar na limpeza pode causar o que chama-se de efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura para repor aquela que foi removida. O ideal é lavar o rosto com sabonete duas vezes por dia, uma pela manhã e outra a noite, para retirar o excesso de óleo. Porém se você ficar incomodada, prefira remover a oleosidade apenas com água. Os lenços de papel antibrilho também auxiliam nesta tarefa.

4. Mesmo a pele oleosa precisa de hidratante?
Sim! O fato de a pele ser oleosa não significa, necessariamente, que o rosto esteja hidratado. Apesar de o excesso de sebo formar uma película protetora sobre a pele, a hidratação deve se estender às camadas mais profundas. Isso e possível com ativos que garantem certa quantidade de água dentro das células. Para não piorar a sensação de oleosidade, procure por cosméticos com textura gel-creme e que tenham efeito matificante, isto é, que absorvem o excesso de oleosidade, deixando a pele sequinha por mais tempo.

5. A alimentação influencia no problema?
Com certeza. De acordo com estudos recentes, os carboidratos, principalmente os derivados de farinha branca (pão, massas, biscoitos, bolos, etc…) e o leite desnatado, quando ingeridos, formam no organismo uma substância semelhante à  insulina, que, por sua vez, estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, resultando em uma pele ainda mais oleosa. Controlar o consumo destes alimentos é mais uma medida para auxiliar no controle da oleosidade da pele.

@Luiz_Messora

1 comentários:

magalhães.jefferson disse...

velho, muito boa a idéia de vc's de abordarem esse assunto, e dessa forma, esclarecedora. Acaba que oleosidade é um problema de quase todo jovem né?.. boa reportagem mesmo! parabéns! :)

Postar um comentário