Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 29 de março de 2010

Disney e a reutilização de cenas em seus filmes

Vou colocar aqui, para quem ainda não viu, algumas semelhanças, ou melhor, a reutilização de cenas que o estúdio faz em seus filmes, muito deles clássicos.
A maioria não são apenas parecidos, são utilizados os mesmos modelos. Muitas vezes mudando apenas as cores dos personagens, acrescentando uma roupa diferente e alterando o fundo.

Vejamos algumas imagens, e no final do post um interessante vídeo:

1º) Branca de neve e os Sete Anões e um curta-metragem estrelado pelos anões, feito anos depois, possuem a mesma sequência de tombo:


2º) Uma cena é de Alice no País das Maravilhas, outra é de Pinóquio, reparem que os peixes em primeiro plano que observam o que acontece ao fundo são os mesmos, só a cor que muda:


3º) Essa, entre Puff – O Ursinho Guloso e Mogli – O Menino Lobo é ótima, até o tronco por onde eles estão andando é o mesmo:


4º) Agora a semelhança é entre A Espada era a Lei e Mogli, só mudaram a cor do cachorro.

5º) Robin Hood e Mogli


6º) Dois filmes com gatos protagonistas, e lógico que tinha que ter mais semelhanças, os filmes são Aristogatas e Todo Mundo quer a vida que um gato tem.


7º) Para Não dizer que são só filmes antigos, essas são semelhanças entre Irmão Urso 2 e Mulan:


8º) As duas Maiores histórias de amor do estúdio, também não escapam, A Bela Adormecida e A Bela e a Fera:


9º) Branca de Neve e Robin Hood:


10º) Esse também é interessante, as duas cenas idênticas, se passam no mesmo filme, A Espada era a Lei:


Existem dezenas de outras semelhanças, procurem pela Net que vocês vão encontrar, o vídeo abaixo mostra algumas das sequências, é interessante e deixa ainda mais clara a utilização dos mesmos movimentos:



Uma das explicações é a utilização da técnica de Rotoscopia, onde se utiliza uma filmagem real de um modelo vivo como referência, no caso, a maioria dos filmes que reutilizam são filmes menores, então para baratear os custos, eles utilizaram as filmagens de referências de arquivo, ao invés de criarem novas, mas isso não explica o por que das semelhanças entre os traços dos personagens, nem o fato de cenas inteiras serem feitas da mesma maneira, é possível que seja uma auto-homenagem ou simplesmente uma brincadeira interna, e vocês o que acham?

7 comentários:

Unknown disse...

Que perfeito, nunca tinha percebido essas coisas, a do Pooh e do Mogli é idêntica, gente, como assim? E a do Pinnochio?! *--*
Adorei, muito bom o post.

Thiago disse...

Para mim, isso tem um único nome: plágio. Afinal, copiar algo autoral já feito e lançá-lo como novo é, simplesmente, plágio.

Luiz, a partir de hoje eu tomaria cuidado na rua. Se vir um carro da Disney estacionado esperando você atravessar, melhor cortar o caminho... kkkkkk

Excelente post.

x kaio costa ' disse...

realmente. D: com o video, ficou mais evidente... reaproveitar material é economia.. e economia é sempre bom... mesmo que vc tenha todo o dinheiro do mundo. Esperto, economico e legal essa idéia. e o melhor, se não tivesse lido isso, nunca teria percebido, ou seja, eles sabem fazer o trabalho bem feito. (:

Carol disse...

Muito interessante esse post! Gostei demais, nunca tinha parado pra observar essas semelhanças!
Parabéns @Luiz_Messora

Beijos, @carollvieira

Beatriz disse...

que reaproveitadores eles não?
udasioduiasudiasui
@be_aatriz

Daniel Bispo disse...

KKKKKKKKKKKKKK

FIQUEI DE CARA :P

Cado0 Schlemper disse...

Cara muito legal sua matéria!!!! Fantastica, Os fans da Audisney estão vendo desenhos com cenas iguais, com algumas modificações e ninguém percebe. Hahahahah. Isso é hilário!!! Por isso que essa empresa não deu muito certo no japão.

Ta bem a Audisney, mensagens subliminares ( musicas e imagens sinistras), não que do importância a isso, e animações exatamente iguais.
Pelo amor de Deus com a grana que essa empresa tem, podia contrata mais atores, e fazer rotoscopias variadas.
Hahahahahahahahahahahaha.
To di cara!!!!

Postar um comentário