Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

segunda-feira, 5 de abril de 2010

[Curiosidade] Por que ovo e coelho são símbolos da Páscoa?!

A Páscoa já passou, as espinhas chegaram e lhe pergunto:

Quando falamos em Páscoa logo associamos a Ressureição de Cristo ovos de chocolate e coelhos. Mas você sabe o porque fazemos essas associações? E de onde surgiu essa tradição?

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

2 comentários:

Francisco Castro disse...

Olám Jéssica!

Muito legal o blog de vocês. As postagens são sempre muito boas. Eu gostei de verdade.

Abraços

Francisco Castro

Thiago disse...

Poxa, essa eu realmente não sabia. Já havia ouvido dizer que o coelho representa a vida e que, por ser a páscoa a celebração da ressurreição de Cristo, ele foi eleito símbolo da data.

Excelente post :D

Postar um comentário